Iluminação para Tirar Fotos – Tipos de Luz e Equipamentos

Tempo de leitura: 5 minutos

 

Como fazer uma boa iluminação para tirar fotos

A iluminação, com certeza é um dos principais pontos a se importar quando o assunto são fotos. E se você é como eu e adora registrar os momentos com a família, fotografar belas paisagens, com certeza você não vai querer que suas fotos fiquem escuras. Não tem coisa pior do que uma foto muito escura (pouco brilho) ou clara de mais (muito brilho).

como fazer uma boa iluminacao para tirar fotos

Isso ocorre pelo fato de que quando a iluminação não é boa, se encontrando em um baixo nível, ou então em um nível exagerado, o resultado a ser obtido não será bom.

Então para que você consiga planejar uma ótima iluminação para sua foto, hoje vamos passar algumas dicas de como fazer isso, para que você nunca mais passe aperto quando te pedirem as fotos que você tirou naquela festa :D.

 

Tipos de iluminação

Antes de entrarmos no assunto de ‘‘dicas’’, vamos entender um pouquinho melhor sobre cada tipo de iluminação.

Iluminação Natural: Quando a iluminação utilizada na foto é a natural, estamos falando de luzes que fazem total parte de um certo ambiente. Um grande exemplo deste tipo de luz é o próprio Sol. Ele tem luz própria e tem comportamento diversificado a cada momento do dia.

Vale ressaltar que entre os tipos de iluminação, o mesmo é o que tem maior variação em sua luz.

Outro grande aspecto das luzes naturais é que quando a iluminação está em um nível muito baixo, as luzes naturais das estrelas e da própria lua, podem colaborar para uma foto ter um ótimo resultado final.

Artificiais: A iluminação artificial é a mais simples de se compreender, pois a mesma é usada em praticamente todos os lugares.

E para você entender ainda melhor este tipo de iluminação, veja a seguir exemplos da mesma:

Todos os itens citados acima são fontes de luzes artificiais, e combinar vários dos mesmos podem estragando sua foto, por este motivo sempre tome cuidado ao juntar vários tipos de iluminações artificiais.

Iluminação do ambiente: Esta é uma das principais inimigas das fotos, pois infelizmente não é possível controlar a mesma na maioria das vezes.

E em poucas palavras para se compreender melhor este tipo de iluminação, ela é a união da luz natural e artificial, ou seja, este tipo de iluminação são todas as luzes que fazem parte do ambiente.

Por este motivo, a luz ambiente sempre estará presente em suas fotos, e terá grande influência no resultado das mesmas, então é sempre importante se preocupar com ela.

Vale informar também que caso a foto seja tirada em um estúdio, a iluminação pode ser controlada facilmente, então não é necessário se preocupar com a iluminação do ambiente.

 

Dicas de iluminação Fotográfica

Depois de entender detalhadamente cada tipo de iluminação para as fotos, vamos ao objetivo de quem está realizando a leitura, que é o de como fazer uma boa iluminação para tirar uma fotografia.

E para que isso seja passado da melhor forma, a seguir estarão 5 dicas separadas para sua melhor leitura.

1ª – A primeira dica vai para pessoas que desejam tirar fotos de seus produtos para a venda, neste caso é aconselhável que sempre seja colocada uma luz principal frontal, pois assim o produto ficará muito bem iluminado.

E esta luz pode ser artificial mesmo, ou seja, pode ser a própria lâmpada que está iluminando o ambiente.

2ª – Já a segunda dica é para fotos, onde o objetivo é iluminar de forma eficiente o rosto de quem está sendo fotografado, neste caso o recomendado é que um pequeno refletor LED seja instalado na câmera fotográfica, pois assim o mesmo conseguirá criar o efeito que está sendo procurado.

3ª – A terceira está ligada com a luz natural, pois as melhores fotos são as que contam com luzes naturais, por este motivo a dica a ser passada é que o fotografo sempre fique atento a horário a ser tirada as fotos, por que isso tem grande influência nos resultados.

O horário recomendado é o da 5 as 7 da manhã, ou das 6 às 7 da noite, quando o sol está nascendo ou se pondo e a luz tem um efeito ótimo para fotografias.

4ª – Para quem gosta de tirar fotos durante a chamada ’’luz dura’’ (período do dia onde a iluminação do sol acaba gerando sombras com contornos nítidos, no objeto ou pessoa que está sendo fotografada) do dia, a dica a ser passada para que a iluminação seja boa, é o uso de difusor, este objeto tem como principal objeto distribuir a luz, fazendo com que essas sombras não venha atrapalhar a fotografia.

Vale ressaltar que este item, pode ser encontrado facilmente para sua compra, e o valor do mesmo fica na faixa de R$ 50.00.

5ª – A última dica para você leitor, é posicionar uma luz contra a iluminação principal da foto, pois desta maneira a fotografia conseguirá te rum volume de luz bem maior que o normal, o que entregará um ótimo resultado final para o fotografo.

 

Referências:

ricardohage.com.br/2017/08/21/4-dicas-de-iluminacao-para-fotografia-de-moda/

www.tecmundo.com.br/internet/9930-fotografia-entenda-os-diferentes-tipos-de-iluminacao.htm

caradafoto.com.br/tutorial-4-dicas-rapidas-sobre-iluminacao-para-fotos-sensacionais/

www.photopro.com.br/tutoriais-gratis/dicas-luz-natural-fotografias/

 

Cometários Facebook

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.