Iluminação Direta e Indireta – O que é indicado para seu ambiente?

Tempo de leitura: 6 minutos

O QUE É LUZ DIRETA E INDIRETA? O QUE É MAIS INDICADO PARA SEU AMBIENTE?

Você concorda que a iluminação faz grande diferença no ambiente?

Pois saiba que a iluminação tem poder transformador, é item fundamental para decorar, mas também imprescindível para a funcionalidade dos ambientes.

Considerando as premissas de que a luz e os projetos de iluminação deverão atender as necessidades primárias de conforto e sustentabilidade, não podemos esquecer que economia e resultado final são os influenciadores para decidir entre esse ou aquele tipo de iluminação, certo?

Se é difícil escolher entre tantos tipos de iluminação? Sim, mas fazendo as considerações necessárias, conhecendo as peculiaridades de cada ambiente, e os tipos de iluminação com certeza você irá encontrar o melhor resultado.

iluminacao indireta

E o início de tudo é entender a forma direita e indireta de iluminar.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar em detalhes as diferenças, vantagens e desvantagens nesses dois tipos de iluminação, faça a leitura, e ao final tenha subsídios para definir qual o tipo de iluminação ideal para você, ou melhor, para cada ambiente de sua casa.

A iluminação direta permite a evidência de detalhes

Sabe o foco de luz específico sobre a mesa de trabalho, ou sobre o computador, por exemplo?

Essas são situações em que a iluminação direta é utilizada, ou seja, é prática e funcional quando se deseja evidenciar algo bem específico, é muito comum para ambientes profissionais como escritórios, consultórios, mas em residências também cumpre muito bem seu papel, possibilitando momentos de leitura e estudo com ótima iluminação, o que é importante.

E em outros ambientes como podemos aproveitar a iluminação direta?

Em todas as situações a luz direta é bem vinda, o detalhe está em como a utilizamos, confira:

No banheiro para iluminar o rosto;

Na cozinha para higienizar e preparar alimentos;

No quarto, podemos aproveitá-la para uma boa leitura quando disposta na cabeceira da cama.

A luz direta também cumpre com destaque sua função decorativa, quando orientada para iluminar objetos, quadros, painéis, plantas, jardins de inverno, e qualquer forma de decoração utilizada para dar glamour ao ambiente.

Quais os tipos de lâmpadas para a iluminação direta

Para cada situação, muitas opções estão disponíveis, poderá escolher entre os pendentes, luminárias de mesa, spots ou mesmo os abajures que poderão estar sobre balcões ou no chão.

As lâmpadas devem ser adequadas com o tipo de iluminação direta que deseja, a lâmpada de LED é vantajosa em relação às outras por não emitir raios ultravioletas e infravermelhos, não modificar a cor dos objetos, não atrair insetos e o não aquecimento do ambiente.

iluminacao indireta

O foco da luz direta também não segue apenas um padrão, poderá optar entre:

Facho de luz forte poderá ser direto e difuso, ou seja, o direcionamento da luz é uniforme para todos os lados, fica ótima para acabamentos com mármore ou porcelanato;

Ou o facho de luz poderá ser direcionado exatamente em direção ao ângulo escolhido.

Importante! A luz direta não é adequada para superfícies que emitem brilho ou reflexo, como espelhos ou vidros.

Com a iluminação indireta não há um foco dirigido de iluminação

O ambiente é iluminado por igual na iluminação indireta, ou seja, a luz de ambientação reflete na superfície e depois se amplia por todo o ambiente.

É válido para peças amplas e para qualquer ambiente, mas observamos que a pintura das paredes com cores claras otimiza a iluminação, e se os focos de luz não forem o suficiente para transmitir conforto, bem estar visual, o ideal é aumentar o número de lâmpadas.

Entre as vantagens para se utilizar a iluminação indireta está:

Suavidade e difusão, pois o ofuscamento é controlado através da uniformidade, um grande benefício para o conforto visual;

O calor térmico é inexistente;

Sua instalação é adequada no forro, no gesso e até mesmo no chão, em arandelas ou spots direcionados o efeito se potencializa.

Nos ambientes como o quartos e salas, por exemplo, a iluminação indireta é bastante adequada e inclusive com lâmpadas fluorescentes amarelas, pois são mais quentes e inspiram aconchego.

Sintonia entre iluminação direita e indireta agrega personalidade ao ambiente

O que você acha de utilizar a luz direta e indireta no mesmo ambiente? Isso mesmo, o resultado é excelente.

Os projetos de iluminação são democráticos, oferecem possibilidades de conciliarem em um mesmo ambiente vários tipos de iluminação, desde que sigam os princípios de funcionalidade.

Por exemplo, na cozinha, no quarto ou mesmo na sala, é possível utilizar a luz direta e indireta, aproveitando as paredes e o teto como superfícies de reflexão, o efeito é incrível, a sensação é de um ambiente amplo, convidativo e que ao mesmo tempo chama atenção para detalhes.

Que tipo de iluminação é mais indicado para cada ambiente

Parece simples definir o tipo de iluminação ideal para cada ambiente, mas acredite, há regras que são básicas para potencializar a o uso da luz no cômodo.

iluminacao direta sobre a mesa de jantar

Cada lugar de uma casa tem sua característica singular e utilidade, a iluminação adequada tem como objetivo beneficiar, potencializar considerando economia, conforto e beleza.

Bancadas de trabalho da cozinha, recebem a luz direta com prazer, permitindo ao máximo a funcionalidade. Da mesma forma, home-offices, com iluminação direta e branca, são mais produtivos;

Banheiros são alvos de pecado em iluminação, muitos projetistas desconsideram o intenso sufocamento em virtude do vapor e calor. A iluminação direta faz a diferença se definida com lâmpadas inferiores a potência 15W;

A iluminação indireta fica excelente em hall de entrada, com spots direcionados para um ponto específico, e com lâmpada de efeito amarelado a sensação de aconchego é imediata;

Salas com iluminação indireta em sancas ou lustres, deixam o ambiente agradável, mas é importante observar onde estarão dispostos, evite colocá-los sobre o sofá, ou da televisão. A possibilidade de baixar a intensidade da luz é bárbara, perfeita para um filme com pipoca, ou namorar;

Quartos precisam de iluminação indireta para dar conta da rotina, os paflons ou lustres instigam requinte, mas também para outros momentos como de leitura, despertares noturnos, pedem abajures específicos que indica a iluminação direta.

iluminacao direta mesa de jantar

Valorizar o ambiente e tirar proveito da iluminação é saber conjugar os dois tipos de iluminação, mesmo que os ambientes sejam pequenos.

Consultar um profissional da área é garantia de aproveitar o melhor da iluminação direta e indireta, unindo o gosto do cliente, economia e funcionalidade.

Fontes de Pesquisa:

https://blog.casashow.com.br/iluminacao-direta-x-iluminacao-indireta-entenda-diferencas/, acessado em 17 de Janeiro de 1017.

https://minhacasaminhacara.com.br/iluminacao-direta-x-iluminacao-indireta/, acessado em 17 de Janeiro de 2017-01-17

newline.ind.br/luz-difusa-direta-e-indireta-voce-sabe-o-que-sao/, acessado em 17 de Janeiro de 2017.

Imagens free:

https://pixabay.com/, acessado em 18 de Janeiro de 2017.

 

Cometários Facebook

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.