A iluminação correta pode ajudar nos ambientes

Tempo de leitura: 3 minutos

A iluminação correta pode ajudar nos ambientes

Hoje a ciência sabe que os bebes se desenvolvem melhor em ambientes acolhedores, e para isso a iluminação do local também interfere em seus reflexos. Quando falamos em parto humanizado, um dos pontos importantes é que a iluminação seja calma para que o bebe chegue em um ambiente confortável.

iluminacao correta ambientes

Entendendo o conceito da iluminação correta dos ambientes

As maiores fontes de luz de ambientes são lâmpadas acopladas em luminárias dos mais diversos designs. Mas é a intensidade e cores dessa luz que identificarão os ambientes. Salas para receber visitas, assistir televisão, cozinhas, escritório, closets ou banheiros, cada um necessita de uma intensidade diferente de iluminação. Isso interfere desde o humor ao nível de descanso da pessoa que usa o ambiente no dia a dia.

Ao escolher a iluminação o usuário deve ter em mente o tamanho do cômodo, o conforto que deseja, a economia financeira que pretende com as escolhas e por que não a preocupação com as fontes naturais que fornecem essa energia?

Tipos de luminárias para iluminação residencial

Os plafons geralmente são instalados no teto e servem para iluminar o ambiente inteiro de uma só fonte. Já os pontos de luz, conhecidos por spots, são usados para decorar e iluminar ao mesmo tempo, porém com menos intensidade.

plafon led

Os pendentes são boas opções para se usar sobre bancadas e mesas de jantar, pois tem uma luz mais direcionada, além de também ser peças de decoração.

pendente

Os lustres são tipos de pendente que dependendo da lâmpada tem o mesmo poder que plafons, ou seja, conseguem iluminar ambientes inteiros. Por realizamos atividades distintas em cada cômodo, a escolha da luminária decorativa não tem sentido se não vier em conjunto com a escolha da lâmpada e, a preferência deve ser por lâmpadas de LED, pois com apenas 10 W, ela ilumina o mesmo que a incandescente de 60 W. No fim do mês, a economia em usar uma lâmpada LED ultrapassa os 80%.

lustres

As halógenas também são opções viáveis, essas lâmpadas oferecem um tom suave e amarelado usados em sua maioria em cômodos de descanso, como quartos, sala de jantar ou ambientes de leitura. As incandescentes são as menos funcionais, pois além da baixa durabilidade esquentam demais o ambiente.

Conforto, estilo e personalidade ficam mais evidentes com a escolha da iluminação. Durante o dia, aproveitar a iluminação solar é uma grande aliada para economia e associando cortinas ou telhas transparentes o usuário pode moldar a intensidade dessa luz natural de acordo com a necessidade do momento. Ambientes, principalmente residenciais, são usados para atividades cotidianas com objetivos únicos. Quartos são geralmente usados para relaxar após um dia intenso de trabalho e recebem menos luz para que o corpo descanse, a luz na cozinha deve ser funcional para circulação de pessoas e manuseio fácil de objetos e alimentos, algumas salas são para fins de assistir filmes e não fará sentido uma luz branca e forte competir com a iluminação da televisão, etc…

A recomendação é que arquitetos ou designer de interiores sejam os responsáveis do projeto para não haver o risco de cometer deslizes técnicos em situações específicas.

 

 

Cometários Facebook

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.