Como é feito o descarte adequado de Lâmpadas LED

Tempo de leitura: 3 minutos

COMO É FEITO O DESCARTE ADEQUADO DA LÂMPADA DE LED

Assim como eu, você também tem curiosidade em saber como é feito o descarte da lâmpada de LED?

Antes de tudo sempre é válido reforçar que a lâmpada LED é a escolha consciente e sustentável que contribui em muito para a manutenção do equilíbrio ambiental.

E a cada dia, o diodo emissor da luz o LED, assume proporções gigantes em utilidade na vida das pessoas, principalmente pela decisão emergente que desde 2013 proibiu a comercialização das lâmpadas incandescentes com potência acima de 101W.

Seguindo a tendência mundial que visa a extinção da lâmpada incandescente, no Brasil o prazo estipulado pelo Ministério de Minas e Energia, é que até este ano de 2017, precisamente em Junho todas as potências de lâmpadas incandescentes serão proibidas.

Apesar da longa vida um dia ela chega ao fim

As lâmpadas LED, duram no mínimo 25 mil horas, e isso importa muito, concorda? Mas em determinado momento ela deverá ser substituída, pela diminuição de sua luminosidade.

E nessa substituição é que você vai perceber outros grandes diferencias da tecnologia LED, principalmente porque será possível reaproveitar 98% da lâmpada a ser descartada.

  • A maioria dos componentes podem ser reciclados, justamente pela não utilização de metais pesados e mercúrio na sua fabricação;
  • Os itens recicláveis da lâmpada LED podem ser reaproveitados na fabricação de outros produtos industriais, não necessariamente em nova lâmpadas.

Essa é a primeira parte da resposta, certo!

A segunda é, onde nós usuários podemos descartar a lâmpada?

Infelizmente ainda estamos engatinhando na forma correta de eliminar objetos e produtos que não queremos ou perderam a vida útil e o descarte da lâmpada LED é um desses.

  • Cada cidade é responsável pelo recolhimento e tratamento do lixo, inclusive com penalidades severas estabelecidas na “lei do lixo” de nº12305 que explica todas as nuances da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Por isso, o ideal é entrar em contato com a prefeitura do seu município e solicitar informações sobre o local correto para descarte, ou como poderia proceder caso o município não faça o recolhimento.

Nos grandes centros urbanos existem pontos de coletas que recolhem qualquer tipo de lâmpada, inclusive as de LED.

Esse locais podem ser conhecidos através de jornais, internet, e em eventos relacionados ao meio ambiente e educação ambiental.

Outra opção são as lojas especializadas que comercializam o produto, sendo essas responsáveis coadjuvantes para o descarte adequado.

  • Nós da Borealled, comercializamos os produtos com a tecnologia LED para oferecer a você itens com gigante durabilidade e condições de reciclagem, porque abraçamos as ações a atitudes sustentáveis.

Em nosso galpão de distribuição, disponibilizamos um ponto de coleta para descarte de lâmpadas LED adquiridas por nossos clientes, através de nossa loja virtual.

Se desejar, poderá obter maiores informações através deste e-mail comercial@borealled.com.br.

Um novo jeito de pensar e de agir precisa partir do usuário…

Substituir as lâmpadas tradicionais pela lâmpada LED, já é um avanço rumo a construção do modo de atitude consciente, pois ela contribui:

  • Consideravelmente para um mundo mais sustentável.

Justamente por que oferece ao consumidor:

  • Alto desempenho;
  • Longa vida útil que chega a 50 mil horas;
  • Não há incidência de raios infravermelhos e ultravioletas que danificam roupas e objetos de arte;
  • Tem alta resistência a impactos;

E um dos pontos mais relevantes para o descarte que é a não existência do mercúrio na sua composição contribuindo e muito para a redução do impacto ambiental.

Contribua por um mundo mais limpo! Seja um propagador do descarte correto, jamais jogue as lâmpadas no lixo comum.

Fontes de referência:

https://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/lampada/, acessado em 29 de Março de 2017.

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/396-led-a-lampada-reciclavel.html, acessado em 29 de Março de 2017.

epeabrasil.com/?page_id=1033, acessado em 29 de Março de 2017.

Imagens free:

https://pixabay.com/, acessado em 29 de Março de 2017.

Cometários Facebook

2 Comentários


  1. Prezado Renato,

    Sou graduando do curso de Eng. Elétrica da Una-MG e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre tipos de lâmpadas domésticas e a reciclagem de cada uma delas. Já consegui materiais suficiente sobre as formas de reciclagem das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, contudo não consegui das LED’s.

    Gostaria de saber se é possível me enviar algum material de pesquisa sobre o processo de reciclagem das lâmpadas LED’s para compor meu trabalho.

    Desde já agradeço a atenção.


    1. Oi David, infelizmente eu também não tenho conhecimento especifico sobre o processo de reciclagem de lâmpadas LED. Neste caso eu lhe sugiro entrar em contato com o Ecoponto de sua região, para perguntar sobre quais empresa de reciclagem de LED eles conhecem. Essas empresas poderão te ajudar.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.