Como Planejar a Reforma do meu Apartamento – Guia Completo

Tempo de leitura: 7 minutos

Como Planejar a Reforma do meu Apartamento – Guia Completo

Reformar é tradução de novas propostas e possibilidades para o ambiente, reorganizar, ampliar, tudo é válido!

Mas se você pensa que reformar é só sair “abrindo espaço”, e “derrubar paredes” lamento lhe dizer, mas está enganado! Reformar exige sim, planejamento quase idêntico a construção do apartamento.

Desde a projeção do novo espaço, bem como tipos de materiais de reforma, mão de obra, e outros insumos até as questões de funcionalidade, iluminação e principalmente a estrutura do ambiente, precisam ser consideradas na hora de reformar.

Confira sobre os principais procedimentos neste artigo, para que sua reforma seja produtiva e traga os benefícios e melhorias que deseja.

reforma da casa

A reforma do apartamento precisa de definição e organização.

Para não fazer compras desnecessárias de material, antes de tudo a reforma precisa ser pensada! Isso mesmo, a análise daquilo que precisa ser modificado deve considerar:

  • A necessidade da reforma no apartamento

Sim, porque ninguém deseja gastar sem sentido, o novo espaço deve ser funcional e útil. Bons motivos são aumento da família, escritório, decisão de trabalhar em casa, entre outros.

E é claro degradação do ambiente, que muitas vezes, não permite adiar a reforma.

*** Tudo no papel

A partir do momento que decidir reformar, o bloquinho de anotações será seu fiel servente, anote tudo o que lhe ocorrer enquanto faz o levantamento sobre as considerações da reforma.

Todas as observações servirão para questionar o contratado, assim como para formular o orçamento.

*** Alocação temporária

Antes mesmo de “derrubar” ou retirar os móveis do lugar, defina o que será necessário tirar do local e onde será alocado provisoriamente.

Acredite reformas em ambientes específicos, às vezes podem dar dor de cabeça, sem um bom plano “b” par a instalação temporária.

bagunça da reforma

*** Consenso para a reforma é importante

Se você reside sozinho no apartamento, ótimo! Seu gosto e desejo é o carro chefe na decisão da reforma, mas quando a família está instituída, é válido o planejamento em conjunto, não que as vontades de cada um deverão ou poderão ser atendidas, mas a perspectiva final de que vai ficar melhor é garantia de satisfação para todos.

*** Comunicação

Reformas em apartamento precisam ser programadas com atenção, pois não envolve apenas você e sua família, há também os vizinhos e as normas da convenção de condomínio.

reformas precisão ser planejadas

Confira antecipadamente as restrições sobre horários, uso do elevador, se necessário, limpeza e é claro comprometa-se em evitar transtornos.

Planejamento da reforma no apartamento

Realizado o diagnóstico inicial, é hora de planejar a reforma no apartamento.

Definição deve ser sua palavra de ordem então busque:

*** Profissionais competentes e com qualificações

O bom profissional, que tem conhecimento será também seu orientador nas decisões.

Não apenas o arquiteto ou engenheiro, mas os mestres de obras possuem conhecimentos que muitas vezes você desconhece, logo que decidir onde deseja as alterações ou onde é necessária, a consulta aos profissionais é importante para elaborar o orçamento.

*** Defina as etapas da reforma

É importante ter clareza sobre: o que vai ser reformado, e enquanto tempo, acredite isso evita muitos stresses.

Grandes projetos de reforma precisam considerar e muito a questão financeira, para que as obras se tornem intermináveis, então o ideal é definir etapas, com início, meio e fim, inclusive com datas rigorosamente estabelecidas.

*** Levantamento e análise de custos

Quanto você disponibiliza para a reforma? Que tipos de materiais deseja colocar no seu apartamento? Onde irá comprar os materiais para a reforma? Como será feito o pagamento aos profissionais?

planejando a reforma da casa

Coloque tudo no seu orçamento! Mas tudo mesmo!

Nesta fase as decisões sobre:

> O tipo de piso que irá colocar;

> Revestimentos de parede;

> Pintura;

> Esquadrias;

> Projeto elétrico e hidráulico.

Precisam estar corretas e de acordo com o propósito da reforma, afinal você quer que o novo ambiente seja melhor em conforto, higiene e é claro funcionalidade e utilidade.

Não invente….

É muito comum durante o processo de reforma, as pessoas “inventarem” novas opções do tipo: …Será que se derrubar esta parede vai ficar melhor…já que estamos fazendo isso, quem sabe poderíamos fazer aquilo…, e assim por diante.

Lembre-se você está reformando o seu apartamento e não uma maquete de testes, agindo assim, poderá desencadear problemas, inclusive na estrutura do apartamento, com:

*** Planejamento eficiente;

*** Profissionais competentes;

A reforma ficará ótima!

Como contratar os profissionais para fazer a reforma no seu apartamento?

Nem sempre é tarefa fácil, pois pessoas interessadas em reformar existem aos montes, mas os bons profissionais nem sempre estão disponíveis.

Indiferente se engenheiro, arquiteto ou o mestre de obras e servente, um dos melhores métodos é a indicação, converse com seus amigos, parentes ou vizinhos que tenham realizado reformas ultimamente. Outra maneira é a vivência, ou seja, você mesmo conferir o trabalho do profissional.

Mesmo que tenha que esperar a disponibilidade, mas sentir segurança em relação aquele que irá estar próximo ao ambiente especial que é seu apartamento, será de fato fator determinando do sucesso da reforma.

Combine tudo com os contratados:

*** Formulando um contrato de prestação de serviço de reforma, mesmo que simples, mas importante;

*** Revisem as questões sobre a ética e diplomacia durante a convivência na reforma;

*** Informe sobre todas as questões pertinentes ao apartamento e também ao prédio e condomínio, pois as reformas de apartamento são diferentes de uma casa, certo?

Considere a qualidade dos materiais para a reforma do seu apartamento

Você bem sabe que o número de comércios que vendem material de construção e reforma é gigante, então não tem porque chegar ao primeiro e fazer a compra, certo?

Pesquisar, negociar e exigir garantias é seu dever!

Se você não é expert em materiais de construção, a dica é convidar o contratado que irá fazer a reforma, para servir-lhe de assessor, pois sua experiência e conhecimento técnico serão de grande valia, acredite.

contrate profissionais para a reforma da casa

O básico que a loja de materiais deve lhe garantir:

*** Quantidades ideais para que não aja desperdício ou falta, principalmente em pisos e azulejos;

*** Ótimas opções de pagamento, com descontos, promoções;

*** Entrega programada, que deverá ser cumprida fielmente para não atrasar a reforma no apartamento;

Sabe o ditado: O barato sai caro! Ele existe de fato, escolha bons materiais e insumos para a reforma, pois ela precisa ser durável, e para certas necessidades a relação custo x benefício deve ser sempre considerada.

Acompanhe e questione a reforma no seu apartamento

Se você definiu, organizou, planejou, fez uma ótima compra de material e contratou profissionais competentes, sua função, além de expectador é de supervisionar e questionar.

Fique atento a tudo, pequenos detalhes às vezes podem passar despercebidos, principalmente em se tratando de fiação elétrica, encanamentos, certifique-se que tudo esteja sendo feito para funcionar e durar.

Confira o uso do material de construção, o cronograma da obra, e certifique-se que tudo esteja correndo harmicamente no apartamento e no prédio.

Lembre-se: A reforma do seu apartamento tem início, meio e fim, se comprometa com cada estágio exija dos seus parceiros de reforma o mesmo compromisso, o resultado final só poderá ser excelente!

Fontes de pesquisa:

forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=12&Cod=108, acessado em 08 de Janeiro de 2017.

Imagens livres:

https://pixabay.com/, acessado em 09 de Janeiro de 2017.

Cometários Facebook

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.