Temperatura da Cor e os Tipos de Luz

Tempo de leitura: 2 minutos

A temperatura da cor e os tipos de luz

 

A temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada em Kelvin e a cor que estamos comparando. Em outras palavras, a temperatura da cor não é outra coisa senão a cor da luz.

A luz possui uma composição espectral, que definirá a sua cor. Umas luzes serão mais quentes e outras mais frias. A unidade de medida que utilizaremos para medir a cor da luz é o Kelvin (K). Um kelvin equivale a -273 graus Celsius. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente

Uma lâmpada utilizada em nossas casas emite uma luz mais quente que a luz do Sol. Quanto mais quente é uma luz, mais baixa é a sua temperatura. A temperatura da luz do Sol, por exemplo, varia ao longo do dia: ao amanhecer e ao entardecer, a luz é mais quente; ao meio-dia, a sua temperatura de cor é mais alta e a luz é mais fria; em um dia nublado, a temperatura de cor sobe.

temperatura da cor objetos

A visão humana é capaz de se adaptar às diferenças de temperatura da cor da luz, pois o cérebro às processa e às interpreta. Se nós observamos uma folha de papel branco em nossa casa a noite com luz artificial, a veremos branca assim como se a observássemos sob a luz do Sol de dia. Nosso cérebro é capaz de interpretar ambas as luzes como neutras, como brancas (nem quentes nem frias). Porém, as câmeras fotográficas, por exemplo, não interpretam as luzes do mesmo modo que o cérebro. Por isso, foi necessária a criação de uma classificação da temperatura das cores: cores quentes e cores frias.

Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Luzes com cores mais suaves tornam-se mais aconchegantes e luzes com tonalidades mais claras tornam-se mais estimulantes.  As fontes de luz quentes possuem temperatura de cor de até 3200 K. São as lâmpadas, as velas, etc. As fontes de luz frias possuem temperatura de cor de até 5600 K. São os monitores, o Sol, etc. O ideal em uma residência é variar a temperatura da luz entre 2700K e 5000K.

Temos a seguinte tabela que serve de referência para a escolha de lâmpadas e luminárias a LED:

Branco Quente: tipicamente de 2600 Kelvin a 3500 Kelvin

Branco Neutro: tipicamente de 4000 Kelvin a 4500 Kelvin

Branco (aproxima-se da luz do Sol): tipicamente de 5000 Kelvin a 5500 Kelvin

Branco Frio: tipicamente acima de 6000 Kelvin

temperatura da cor grafico comparativo

No próximo artigo abordaremos as melhores temperaturas de cores para cada tipo de ambiente. Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *