Qual é a melhor lâmpada LED Bulbo? – Tabela comparativa entre Marcas

Tempo de leitura: 5 minutos

Qual é a melhor lâmpada LED Bulbo?

A melhor lâmpada de LED não é necessariamente a da marca mais conhecida ou a lâmpada mais cara da prateleira. A melhor lâmpada é aquela que entrega o melhor resultado (objetivo) pelo menor custo possível (preço/consumo de energia).

Para avaliar os critérios técnicos que irão apontar a melhor opção, devemos primeiro entender um pouco sobre:

Renato, tudo isto parece muito dificil, consegue resumir pra mim?

É claro, vou explicar de forma rápida estes termos para que depois, você possa se debruçar sobre a nossa super tabela comparativa.

O que é fluxo luminoso

Fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa, no nosso caso a fonte luminosa é a lâmpada de LED. Você irá encontrar está informação na embalagem do produto, especificada em Lúmens (exemplo: 480lm).

Se tivermos duas lâmpadas LED de marcas diferentes, onde ambas consomem 4,5W, para sabermos qual possui mais brilho, devemos olhar a que tem mais fluxo luminoso, no exemplo abaixo, observamos que apesar de todas consumirem os mesmos 4,5W, as Lâmpadas LED FLC e OSRAM emitem mais brilho (lúmens) que as demais, sendo neste quesito as melhores opções de aquisição.

qual é a melhor lampada led

Olhar o fluxo luminoso vs potência já é suficiente para decidir sobre qual lâmpada escolher? Não, devemos olhar outros fatores que serão abordados a seguir.

O que é Potencia (watts)

A potência no caso das lâmpadas de LED é a quantidade de energia consumida pela lâmpada. Atualmente existem muitas tabelas que comparam a potência do LED com os modelos convencionais de lâmpadas, porém este não é um fator que devemos considerar, lembrando que para se comparar lâmpadas equivalentes, devemos comparar lâmpadas que possuam o mesmo brilho (objetivo final do produto).

Uma incandescente de 20W (300lm) não emite a mesma luz que uma LED de 20W (2.000lm). Foi graças ao aprimoramento do processo de se transformar energia em luz que as lâmpadas foram ficando mais eficientes. Hoje uma LED de 20W (100lm/W) chega a ser equivalente a uma incandescente de 133W (15lm/W), sendo que a LED irá consumir 84% menos energia que a incandescente e produzira o mesmo brilho.

Vida Útil (vida média)

A durabilidade de uma lâmpada é um fator extremamente importante para se avaliar qual é a melhor lâmpada a ser escolhida.

Tendo em vista que o custo de uma lâmpada LED é em geral superior as lâmpadas que trabalham com as demais tecnologias, para termos um retorno do investimento (ROI) mais expressivo, é imprescindível que a lâmpada LED dure mais que as lâmpadas convencionais, caso contrário a nossa economia de custos não seria tão relevante, e em alguns casos inviável.

Felizmente, devido ao programa nacional de etiquetagem, todas as lâmpadas LED Bulbo com selo inmetro possuem no mínimo 25.000 horas de vida útil.

A maioria das marcas da tem adotado está faixa de durabilidade, de modo que acaba não sendo um fator tão relevante a ser avaliado.

Comparação de durabilidade, LED vs Convencionais. Os valores podem variar conforme o fabricante.

  • Lâmpada LED – Vida útil de 25.000 a 50.000 horas
  • Lâmpada Incandescente – Vida útil  de 1.000 a 6.000 horas
  • Lâmpada Halogena – Vida útil de 1.000 a 6000 horas
  • Lâmpada Fluorescente – Vida útil de 7.000 a 12.000 horas
  • Vapor de Sódio – Vida útil de 12.000 a 16.000 horas
  • Vapor de Mercúrio – Vida útil de 12.000 a 24.000 horas

O interessante é que se formos analisar um horizonte 25.000 horas, teríamos:

  • Lâmpada LED 25.000 horas = 1  unidade
  • Lâmpada Incandescente 6.000 horas = 4 unidades
  • Lâmpada Halogena 6000 horas = 4 unidades
  • Lâmpada Fluorescente 12.000 horas = 3 unidades
  • Vapor de Sódio 16.000 horas = 2 unidades
  • Vapor de Mercúrio 24.000 horas = 2 unidades

Ou seja, a economia não termina apenas na redução de consumo, há um ganho expressivo na redução do custo de substituição (lâmpada + mão de obra para trocar)

O que é fator de potência

O fator de potência é um valor que avalia a eficiência da lâmpada em transformar energia consumida em luz (objetivo). Quanto maior este valor mais eficiente é a lâmpada, e quanto menor é este valor maior é o disperdicio da energia consumida.

A lâmpada incandescente é a mais ineficiente no processo de produzir luz, ela possui em média um fator de potencia 0,10, o que faz com que 90% da energia consumida seja transformada em calor, e apenas 10% seja convertida em luz.

Com a certificação inmetro, a maioria das marcas, vem adotando fator de potência superior a 0,7 porém se identificarmos marcas com melhores marcas, devemos sempre optar por estes modelos.

Para se ter uma ideia do impacto que isto tem no bolso, temos que dividir a potencia da lâmpada pelo seu respectivo fator de potência, então teremos a quantidade de energia que é realmente consumida.

fator-de-potencia-led

 

Tabela comparativa entre Lâmpadas

Agora que você já sabe como avaliar a melhor opção de lâmpada LED para comprar. Veja abaixo uma super tabela que preparamos para te ajudar na avaliação.

Lembramos que estas informações podem alterar a qualquer momento, então antes de decidir, vale a pena conferir as marcas diretamente na prateleira.

Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar, isto vai ajudar na divulgação da nossa página. Um grande abraço.

As Informações foram coletadas em 08/06/2018

tabela-comparativa-entre-lampadas-led

Informações

  • As informações descritas acima foram coletadas de produtos que estavam disponíveis nas prateleiras das lojas; por meio dos sites dos fabricantes ou em contatos feitos via telefone e email. Estas informações podem alterar a qualquer momento, devido a modificações feitas nos produtos, antes de comprar verifique as informações no produto ou peça ajuda do lojista.
  • Se você representa alguma das marcas acima e deseja solicitar alguma alteração, por favor entre em contato conosco pelo email comercial@borealled.com.br (A/C Renato)
  • Se você discorda de alguma das informações passadas neste artigo deixe seu comentário ou entre em contato conosco pelo email comercial@borealled.com.br estamos sempre em busca de aprender mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *