Iluminação para quadras esportivas | Guia Completo

Tempo de leitura: 4 minutos

Iluminação para quadras esportivas

Você acha que a iluminação para quadra esportiva é assim tão simples? Acredita que podemos usar qualquer tipo de refletor ou lâmpada?

iluminacao para quadras esportivas

Hoje, se pensarmos na vida cotidiana da maioria das pessoas, podemos perceber que o trabalho ocupa a maior parte do dia, e para muitos essa realidade é ficar fechado em um escritório.

A ideia de buscar atividades esportivas para aliviar o estresse e cuidar da saúde, felizmente está se tornando cada vez mais real.

Mas em que tempo as pessoas que trabalham 8 horas por dia normalmente poderão fazer seus esportes?

Somente a noite…

E, pensando em atividades esportivas noturnas, precisamos considerar a iluminação como um fator decisivo para a boa prática de esportes e outros exercícios.

Vamos apontar neste artigo alguns dos fatores importantes a serem considerados no projeto de iluminação de quadras esportivas.

Normas de iluminação para quadras esportivas

O fato é que alguns aspectos técnicos já foram pensados para as atividades em quadras, eliminando a ideia de que basta colocar uma lâmpada em cada canto e missão cumprida.

A NBR 8995-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a norma técnica que regula os níveis de iluminação ideais.

Esta norma trata especificamente de regras para ambientes de trabalho, mas tópicos importantes podem surgir desta discussão, como por exemplo o tamanho da quadra.

Neste caso, primeiramente é importante considerar o tamanho da quadra esportiva que precisa ser iluminada, e levar em consideração a relação entre esse número e a necessidade de luminosidade exigida para o ambiente.

Normalmente a iluminação de quadras esportivas tem um mesmo ponto em comum de normatização:

A instalação mínima de 4 pontos de iluminação à 9 metros de altura, para que nenhuma prática seja prejudicada pelo ofuscamento na vista.

  • Iluminação de quadra esportiva para Tênis

A iluminação para a prática de tênis precisa privilegiar a visão rápida devido aos movimentos da bola.

A soma de iluminância total por ponto nas quadras de tênis deve ser de 1200W, podendo ser compartilhada em diversos refletores LED posicionados em cada ponto.

A distância dos postes precisa ser de 9 metros da rede, e 3,5m dos limites externos da quadra.

  • Iluminação de quadra poliesportiva

A necessidade de iluminação para quadras poliesportivas segue a premissa dos 9 metros de altura.

E precisam ser posicionados à 7 metros de distância do eixo da quadra, e a 3 metros de distância dos limites da quadra.

  • Iluminação de quadra de futebol ou campo de futebol

A iluminação da quadra de futebol society tem a mesma necessidade de iluminância de 1200W por ponto.

Neste caso precisam ser instalados 6 pontos de luz, sendo 2 à 3 metros do limite externo do eixo da quadra e os outros 4 à 15 metros de distância de cada um dos centrais.

Iluminação de quadra esportiva é maximizada com a tecnologia LED

iluminacao para quadras esportivas

Os refletores de LED indicados para:

  • Iluminação de quadras de tênis;
  • Iluminação de quadras de futebol;
  • Iluminação de quadras poliesportivas.

Normalmente é dividida em 3 refletores LED de 400W de potência, mas também pode ser dividida em 6 Refletores LED de 200W de potência.

Até mesmo a divisão em 12 Refletores LED de 100W é permitida, desde que a iluminação fique adequada à pratica esportiva.

Alguns outros pontos a serem considerados na iluminação das quadras:

  • Temperatura da cor: Apesar de algumas vezes a vontade seja de inovar, para a prática esportiva a resolução define que a temperatura da iluminação seja de 6.500 Kelvin, que é o que conhecemos como branco frio;

 

  • Iluminância: É o parâmetro de medida baseado na quantidade de luz que incide sobre a superfície, que normalmente gira em torno de 300 lx. Esse índice permite a visibilidade integral e adequada para a prática de cada esporte;

 

  • Ofuscamento: Parecido como fenômeno dos veículos de trânsito que se aproximam com o farol alto no sentido contrário, o ofuscamento precisa ser de 22UGR (unidade de medida própria), para favorecer a boa iluminação. Seguindo os parâmetros informados, este critério estará atendido.

 

  • Índice de reprodução de cor: Por regulamento o índice de reprodução (Ra) é de 80%, sendo então os refletores de LED a melhor opção, até mesmo pelo critério durabilidade.

A prática esportiva precisa ser um momento de prazer e diversão, e a iluminação é o tipo de coisa que pouca gente observa…

…, mas se não estiver com o bom funcionamento, todos perceberão, então cuide bem da luz, e deixe o jogo fluir.

Se ainda precisa de mais dicas para iluminação de quadras esportivas… entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *