Iluminação para Salão de Beleza – Fidelizando o cliente pela Experiência

Tempo de leitura: 6 minutos

Iluminação para Salão de Beleza 

iluminação para salão de beleza
fonte: blog.beautydate

Nos dias atuais, não basta ser somente um ótimo profissional para que um salão de beleza venha a fazer um grande sucesso. É importante oferecer uma experiência diferenciada dentro do salão.

  1. Lâmpadas para Salão de Beleza
  2. Posicionamento das Lâmpadas pelo Salão de Beleza
  3. Iluminação do Salão por Local
  4. Iluminação Decorativa para Salão de Beleza

E isso acontece pelo simples fato de que além de habilidade, é necessário que o salão de beleza conte com uma ótima iluminação, pois somente desta forma será possível que o cliente e o profissional consigam enxergar tudo detalhadamente sem que venha ocorrer qualquer tipo de equívoco de ambas as partes.

Alguns estudos apontam que ambientes comerciais bem iluminados tem maiores taxas de retorno de seus clientes. Ou seja, a iluminação tem um papel na percepção de qualidade que o cliente tem da empresa.

Então para que você consiga planejar a iluminação detalhadamente, ambiente por ambiente, e também tenha um ótimo rendimento em seu salão, preparamos algumas dicas para lhe ajudar no processo.

Lâmpadas para Salão de Beleza

É importante que se tome um bom tempo definindo a lâmpada correta a ser utilizada, levando em consideração, tecnologia, fluxo luminoso, índice de reprodução de cor elevado e posicionamento da lâmpada. Se o ambiente ficar escuro, será difícil para o cliente avaliar o resultado do serviço que está sendo prestado.

As Lâmpadas com tecnologia LED são o que há de mais moderno e eficiente em iluminação. São econômicas, duráveis e já estão disponíveis nos mais diversos formatos, seja Bulbo LED, Lâmpada PAR, Lâmpada AR, Spot LED, Plafon LED entre outros.

O índice de reprodução de cor das lâmpadas LED fica em torno de 80%, isto significa que a percepção das cores no ambiente do salão ficará 80% fiel ao resultado real que a cliente verá na luz do dia, quando deixar o ambiente. Se desejar mais fidelidade de cores, você deverá utilizar Lâmpadas Alógenas que possuem IRC de 100%.

Luz fria ou luz quente? Você pode misturar ambas cores, para criar um ambiente confortável para os clientes e ao mesmo tempo bem iluminado para os profissionais.

A norma técnica NBR estabelece que salão de cabeleireiro no geral deva variar entre 150 a 300 lux, porém em áreas onde o profissional tenha que executar atividades que exigem maior precisão, está faixa pode aumentar, variando de 400 a 700 lux. Para maiores informações consulte um arquiteto, decorador ou lightdesigner.

Caso venha existir qualquer dúvida o profissional no assunto de iluminação pode resolver o problema.

Posicionamento das lâmpadas no salão de beleza

Outro fator muito importante na iluminação de um salão de beleza, é o posicionamento das lâmpadas.

Isso tem total influência no local, pois se qualquer uma das lâmpadas que compõem uma iluminação estiver posicionadas de forma incorreta, todo o sistema de iluminação pode estar comprometido.

E para que você consiga posicionar tudo da melhor forma possível, siga as dicas a seguir:

-Nunca coloque lâmpadas em cima, ou então em frente ao espelho, pois isso pode distorcer as cores.

-Quando o objetivo é destacar o rosto, você pode utilizar lâmpadas bolinha de 1w que contornam toda a lateral do espelho e produzem uma luz confortável aos olhos.

-Luzes que ficam posicionadas em 45º, são aconselhadas quando o assunto é aplicação de tinturas ou também maquiagens.

-E a última dica a ser passada é que lâmpadas que ficam posicionadas verticalmente, também colaboram para manter a luz natural do estabelecimento.

Então se você seguir estas dicas de posicionamento, com toda a certeza será alcançado um ótimo resultado na iluminação do salão.

 

Iluminação do Salão por Local

O que várias pessoas não sabem, é que não basta somente comprar as lâmpadas e instalar onde se acredita ser o local correto.

Por incrível que pareça, cada local deve ter um certo tipo de iluminação a ser instalada, pois como já foi citado, a iluminação é algo indispensável para que o cliente possa vir a ficar satisfeito e consiga se sentir bem onde está.

E com toda a certeza, você está realizando esta leitura pois pretende melhorar a iluminação do seu salão de beleza, então para que isso venha acontecer, a seguir estarão dicas de iluminação para cada local do seu estabelecimento:

iluminação da área de lavagem dos cabelos, neste local a iluminação intensa não é muito recomendada, por que neste local é melhor que tenha apenas uma luz suave, pois ao ocorrer a lavagem nenhum cliente gosta do excesso de luz em seu rosto. A utilização de plafons com luz indireta bem suave, deve ajudar. Tentar não posicionar a luminária exatamente sobre o ponto para onde o rosto do cliente ficará apontando quando ele estiver lavando os cabelos.

Iluminação da área de manicure, nesta mesma é necessário que a luz venha ser clara, para que a mesma consiga alcançar o esperado, é muito importante que a iluminação seja bem clara, a ponto de proporcionar a perfeição do trabalho.

Iluminação da área de maquiagem, pois como dito a mesma deve ser muito bem iluminada, e para que isso ocorra é necessário o posicionamento correto das lâmpadas, pois somente assim o resultado positivo será alcançado. Veja a seguir alguns exemplos de iluminação na área de maquiagem.

 

Iluminação decorativa para Salão de Beleza

Uma outra grande informação para ser passada a você leitor, é que além das lâmpadas convencionais, outros utensílios podem ser usados para a iluminação correta de um salão de beleza.

E entre os mesmos estão dois principais, os lustres e pendentes.

Quando posicionados em locais estratégicos o nível de iluminação em um salão de beleza melhora e muito.

Além disso os dois utensílios citados, são mais que recomendados para a decoração de um estabelecimento.

Então para que você saiba posicionar os mesmos da melhor forma possível, o local mais indicado para a colocação é na própria recepção do salão de beleza. Com isso além de iluminar pode se afirmar que a decoração do local passa a ser muito mais fina e elegante.

Então é recomendado que os proprietários de salões, venham a aderir todas estas dicas que foram citadas, por que com toda a certeza se as mesmas forem colocadas em prática, o nível de satisfação dos clientes será muito maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *