Iluminação Ideal para cada Ambiente – Dicas de Iluminação

Tempo de leitura: 7 minutos

ILUMINAÇÃO IDEAL PARA CADA AMBIENTE

DESCUBRA COMO PLANEJAR A ILUMINAÇÃO DO SEU AMBIENTE

Falar sobre iluminação sempre é tema interessante e que não se restringe apenas no gosto pessoal, pois há especificações técnicas importantes que devemos considerar para usufruir ao máximo do projeto de iluminação.

Para que casas, apartamentos, escritórios, enfim qualquer ambiente receba a iluminação ideal, precisamos conhecer suas características peculiares, como por exemplo, o que vai acontecer naquele espaço, certo?

Por isso, no artigo de hoje, pensamos que dicas sobre iluminação de ambientes, serão muito úteis, tanto para quem está construindo, reformando, e com certeza para você, que está percebendo o ambiente meio cinza, sem cor, opaco e suspeita que o motivo seja a iluminação errada.

Lustre em cores preto e branco

Atenção para o projeto geral de iluminação

 São vários aspectos que se deve levar em conta na hora de optar entre as formas de iluminar, não só destacar a estética, economia, funcionalidade, mas sim, encontrar em um só projeto, a soma de todos os fatores positivos para o melhor projeto de iluminação.

 Como você chega a essas informações? De forma simples, através de um levantamento de particularidades de cada ambiente, que considera:

     * A melhor posição para as luminárias

     * A decoração como um todo;

     * Funcionalidade do cômodo;

     * Área a ser iluminada;

     * Características de cada ambiente.

Enfim, pequenos detalhes, mas com grande valor para o melhor resultado, além de analisar o custo X benefício evidentemente, porque economizar deve estar na sua lista de prioridade sempre, concorda?

Os procedimentos importantes da iluminação ideal para cada ambiente

 Para evitar erros, que acredite são bem comuns, como por exemplo, dicróicas na sala de TV, ou lâmpadas que transmitem muito calor no banheiro, sem hesitar, as peculiaridades de cada ambiente, deverão ser consideradas.

 Exatamente isso! Respeitar as características funcionais da iluminação é imprescindível para êxito no projeto.

 Mas a análise não para por ai, deve existir também a preocupação de como a luz será distribuída no ambiente, o que irá predominar:

     * O ambiente será iluminado igualmente e com a mesma intensidade?

     * Ou com iluminação dirigida, específica?

E os pontos de luz? O que vai ficar melhor?

     * Visível como aparecem nas dicróicas;

     * Ou quando não podemos enxergar, preferindo deixá-los escondidos nas sancas?


Como deve ser a iluminação na cozinha?

Indiferente se você gosta de cozinhar ou não, a cozinha deve ser bem iluminada, pois é importante enxergar os alimentos, enquanto são higienizados e preparados, onde estão os utensílios e assim por diante.

As lâmpadas ideais são com IRC – índice de reprodução da cor alto.

     * Na cozinha, as alógenas e as dicróicas ficam ótimas.

Sala de estar com iluminação 

A sala é o um dos ambientes onde todos se encontram, para conversar, assistir TV, e aconchego é sua peculiaridade, por isso, você poderá optar por lâmpadas com a tonalidade

Lâmpadas sofisticadas agregam beleza à sala e as luminárias suspensas combinam com o 

Iluminação na sala de jantar

Olha que interessante! Na sala de jantar é onde se pode “brincar” com a iluminação, pois para cada ocasião, uma 

Por exemplo, se o jantar é para a família ou recepção para amigos você poderá optar por mais iluminação difusa, ou seja, uma luz suave, com menos intensidade e brilho do que a luz direta, e por isso não provoca sombras 

Agora o que acha de apenas um foco de luz, se o jantar for romântico.

     * Focos de luz ficam ótimos na sala de jantar, poderá optar por arandelas, pendentes no centro da mesa, ou mesmo focos direcionados.

focos de luz em mesa de jantar

A iluminação para quartos insinuam relaxamento

 O quarto é o ambiente privado da casa, e lá também acontece de tudo, calma que explico: assistir televisão, ler, vestir-se e outras coisas, então a iluminação uniforme é viável.

     * Um recurso eficiente é a iluminação dimerizada, que é utilizar lâmpadas possíveis de regular a intensidade do brilho, perfeito para ambientes onde várias coisas acontecem.

Que tipo de iluminação é indicado para o banheiro?

 Atenção! O banheiro também requer cuidados específicos de iluminação, definitivamente evite as lâmpadas refletoras, que são lâmpadas com facho de luz concentrado e alto rendimento,pois a sombra dificulta o barbear, cuidados com o rosto e até mesmo se maquiar.

 Na bancada, a iluminação deve ser uniforme e intensa.

    * Nos banheiros, as lâmpadas incandescentes, as luminárias com acrílico leitoso, que se assemelham a cor do leite, e difusoras, que não fazem sombra, são utilizadas com sucesso.

Iluminação para ambientes de estudos

Definitivamente nos ambientes do tipo escritório, ou sala de estudos, o ofuscamento não é permitido, fato comum as lâmpadas refletoras.

O foco em pontos que interessam como: mesa, estantes, computador merecem atenção especial.

Iluminar o jardim

 O bom senso deve ser a regra principal para jardins, e o projeto deve ser sustentável, viável para manutenção e específico.

 Saber o que iluminar é essencial, e entre as prioridades estão: os caminhos; canteiros; acesso principal e focos distantes da casa para garantir a segurança noturna.

jardim iluminado com luz led

Mais regras de iluminação…

 Você sabia que a cor das paredes influencia e muito na iluminação? Isso mesmo, paredes pintadas com cores fortes e escuras, fornecem taxa de reflexão baixa, em torno de 30% e pedem lâmpadas com grande intensidade.

 Paredes claras, com boa iluminação fornecem taxas de reflexão alta, em torno de 70%, e a ótima sensação de ambiente amplo.

 Saber escolher entre os diversos modelos de lâmpadas para obter a iluminação ideal para cada ambiente, não é tarefa fácil, deve-se levar em conta o calor, durabilidade, tipo de luz, como por exemplo:

     * Lâmpadas incandescentes são as que mais emitem calor, de cor amarelada, ficam bem para ambientes que necessitam baixa luminosidade;

     * Lâmpadas Led são as que emitem menos calor. Considere esta observação quando definir o tipo de lâmpada para todos os ambientes. Se quer longetividade aposte na iluminação por led, infelizmente ainda é cara, mas é prática e eficiente para iluminação decorativa.

     * Dicróicas são perfeitas para decorar ambientes comerciais e residenciais, podemos encontrar em diversos tons de cores;

     * Lâmpada fluorescente com tonalidade amarela ou branca é bastante utilizada em escritórios, residências e lugares amplos.

     * Halógena tem potência luminosa, e o modelo AR111/Ar70 produz facho luminoso, o principal efeito é decorativo.

     * Lâmpada Par sua principal característica é o facho de luz com muito brilho e definição, é perfeita para criar a concentração de luz em algum local ou objeto específico, no caso de vitrines, iluminação pública e jardins.

pendentes

A Iluminação ideal para cada ambiente deve contemplar muito mais que beleza e conforto devem ser econômica, funcional, permitindo que todas as tarefas sejam executadas, com facilidade e prazer.

Mas também que você possa expressar seu gosto pessoal e personalidade através da iluminação de sua casa, afinal é seu espaço! E precisa ter qualidade para sua vida!

Fontes de pesquisa:

abra.com.br/artigos/1, acessado em 08 de Janeiro de 2017.

casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/como-iluminar-a-casa-de-uma-maneira-adequada.jhtm, acessado em 05 de Janeiro de 2017.

www.santarita.com.br/modelos-de-lampadas-conheca-os-diferentes-tipos-e-funcoes/, acessado em 05 de Janeiro de 2017.

Imagens livres:

pixabay.com/, acessado em 09 de Janeiro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *