As Lâmpadas LED – História do LED

Tempo de leitura: 1 minuto

As Lâmpadas de LED

     A palavra LED em português significa Diodo Emissor de Luz. Como o próprio nome já diz, é uma espécie de condutor que, quando energizado, emite luz visível ao olho humano. Essa mesma tecnologia é utilizada nos chips de computadores, telas, etc., esses que transformam energia elétrica em luz.

     As lâmpadas LED foram criadas em 1963 por Nick Holonyac primeiramente na cor vermelha. Por muito tempo eram utilizadas para a indicação de estado, ou seja, se o aparelho eletrônico estava ligado ou desligado. As outras cores: amarela, verde, azul e, finalmente, a branca, foram criadas com o passar dos anos.

      O uso dos LEDs, apesar de um custo mais elevado, é acompanhado de muitos benefícios em relação às lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Listaremos alguns à seguir:

       1) As lâmpadas LED, apesar de mais caras, possuem um custo de manutenção reduzido e  melhor vida útil, dependendo da aplicação, chegando a um tempo médio de uso de 50 mil horas. Essas lâmpádas duram  10 vezes mais que as fluorescentes e 25 vezes mais que as incandescentes. Com o aumento da utilização das lâmpadas de LED, espera-se que nos próximos dez a 15 anos ocorra uma economia de 30% de toda a energia elétrica gerada no Brasil.

       2) Possuem resistência a impactos e vibrações, pois utilizam tecnologia de estado sólido, dispensando filamentos, vidros, etc, aumentando a sua rigidez.

       3) Possui acionamento instantâneo, mesmo quando está operando em temperaturas baixas. Nos LEDs é possível o acendimento e apagamento rapidamente possibilitando o efeito “flash”, sem detrimento da vida útil.

        4) Não utilizam  mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza. Não emitem radiação ultravioleta sendo ideais para aplicações onde este tipo de radiação é indesejada.

        5) Apesar do sistema de LED esquentar, o calor não é enviado para o ambiente, já que existem dissipadores de calor embutidos nas lâmpadas.

        Observando essas vantagens, temos que a lâmpada LED é a melhor opção para quem busca economia à longo prazo, atitudes sustentáveis e um ambiente com iluminação de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *