Fontes de Energia Renovável – A Energia do Futuro

Tempo de leitura: 8 minutos

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS

Ao contrário das fontes que se esgotam a energia renovável nos dá garantias de que poderemos utilizá-la por prazo indeterminado, é a promessa de que no futuro, poderemos continuar usufruindo dos prazeres e comodidades que a energia oferece.

Esses recursos estão disponíveis no meio ambiente, inclusive alguns são transformados em energia por processos simples, enquanto que outros ainda exigem a aplicação de grandes recursos para que a transformação seja possível.

A energia renovável tem muitos pontos positivos , que se sobressaem em relação às fontes de energia não renováveis principalmente em relação aos danos causados a vida terrestre, e é sobre isto que vamos falar neste artigo, acompanhe e descubra as maravilhas que as novas fontes de energia poderão oferecer no futuro.

fontes de energia renovavel

Como as fontes de energia renováveis ajudam o mundo

A primeira e relevante vantagem é o baixo índice de poluentes “lançados” na atmosfera, o que por si só é um bom motivo para os governos e iniciativa privada investirem na “ energia limpa ”,

  • Evitando o aquecimento global;

O fenômeno é temido, porque absorve grandes quantidades de calor nos oceanos e superfície terrestre, influenciando negativamente na flora, fauna, e na vida humana.

Sem sombra de dúvidas as fontes renováveis de energia são sobressalentes em benefícios, mas também devemos considerar que:

  • A coleta da energia sofre variações, pois as fontes não são estáveis;
  • A natureza sofre modificações pelas instalações, inclusive prejudicando as espécies e a vegetação;

explosão de energia renovavel

  • As fontes de energia renováveis são a energia democrática

Pois não existem os conflitos intermitentes como na exploração dos recursos não renováveis, como o petróleo e o carvão, por exemplo, além disso, cada país terá mais ou menos recursos renováveis, e que não dependem de força, ou guerras.

  • Produção abundante

Como estão disponíveis na natureza, se renovam todos os dias, é uma garantia importante, concorda?

E é claro, não podemos deixar de mencionar a grande necessidade de novas fontes de energia , porque a humanidade é consumista e não deseja enfrentar a carência de subsídios que supram o consumo de energia para os próximos anos .

As fontes de energia renováveis são alternativas conscientes para o mundo

Vamos conhecer as formas mais comuns de energia renovável e como se comportam na natureza:

energia eolica

  • O poder dos ventos, que movimentam as grandes pás dos cata ventos, se transformam em energia eólica

O baixo impacto e os resíduos quase nulos são favoráveis, mas em contra partida necessitam de um grande espaço para instalação dos cata ventos.

  • O rei sol e sua potente energia solar

Através dos grandes painéis fotovoltaicos , a energia é captada, transformada e armazenada com impacto quase zero para o meio ambiente, porém o custo ainda é alto e dependemos completamente do astro sol.

  • A força das águas transformadas em energia hidráulica

Sem emissão de gases, com baixo índice de poluição das águas a extração de energia através de grandes concentrações de água, é uma fonte interessante e bem difundida no mundo, porém tem efeito negativo no meio ambiente e na forma de vida das pessoas e fauna, pois para construir uma usina hidrelétrica, acontece um intenso remanejo.

  • Os biocombustíveis

São de origem orgânica, extraído de plantas, como cana-de-açúcar, canola, beterraba e outras. Na mesma ordem, queimando palha de milho, bagaço e cascas de cereais podemos obter o combustível chamado Biomassa .

Essas três fontes crescem consideravelmente pelo mundo, mas as possibilidades não param por ai, temos ainda a energia extraída do calor subterrâneo da terra, que se chama Energia Geotérmica , ainda pouco difundida, não agride o meio ambiente, porém para extraí-la o custo é muito alto.

As pesquisas seguem permanentes no campo de “ descoberta de novas fontes de energia ”, e seguem para os aterros sanitários, que também podem ser transformados em energia, através da formação de gases, assim como, a energia Maremotriz , ou energia das ondas, onde equipamentos são instalados no mar, considerando alguns critérios e através do movimento das ondas obtém energia.

As hipóteses ainda oferecem as possibilidades de fezes de animais e humanas serem transformadas em energia, esses são os estudos que já resultaram no seletor chamado No-Mix Vacuum Toiley, invenção dos pesquisadores de Cinguapura, que até sugerem o aproveitamento do estado sólido e líquido, ou seja, fezes e urina.


Se o futuro das fontes de energia renováveis passa pelos resíduos fecais, já sabemos que sim, mas a proporção ainda é desconhecida.

Quais os países que mais utilizam a energia renovável

Os investimentos em energia renovável ainda são considerados altos.

Mas, as estimativas para um futuro próximo, precisamente 2020 é de que 42,30% do total de energia mundial, será de fontes renováveis, conforme o Instituto para Diversificação da Energia- IDEA, índice significativo e otimista você não acha?

Porém, alguns países saíram na frente e estão levando a sério a concentração de esforços para produzir energia renovável, como:

  • Na imponente China, que absorve sozinha 50% da quantidade mundial de turbinas eólicas, e que cresce substancialmente ao longo dos anos, inclusive com densos investimentos;
  • A Espanha, com a produção de energia solar térmica em grande escala;

E ainda Alemanha e Dinamarca potentes em energia solar, mas queremos chamar a atenção aqui para as peculiaridades que a Islândia produtora de energia geotérmica, que comporta 85% da demanda para aquecer as residências, além de:

  • Lesoto, um país pequeno, situado na África do Sul, que é um grande exemplo de produtor de fonte renovável, chegando a suprir 100% da necessidade da população da região;
  • A maravilhosa usina de Itaipu, no Paraguai, que chega ao índice de 90% em produção de eletricidade que o país necessita.

usina de itaipu fonte energia renovavel

 

E não menos importante, vamos falar um pouco do Brasil, que engatinha na captação de energia solar, mas que vem assumindo importantes posições na produção de energia eólica e também na energia biomassa, sendo reconhecido como um dos maiores produtores mundiais de bio combustível , que é o etanol.

Todas essas ações são para ampliar o abastecimento de energia, que no Brasil é oriundo na maioria das usinas hidrelétricas

Se o nosso país é um produtor de energia renovável em potencial? Não há nenhuma dúvida, contudo os investimentos precisam acontecer de forma permanente e crescente.


Onde as energias renováveis são mais utilizadas

A energia limpa é viável para várias situações

  • Iluminar ambientes;
  • Aquecimento;
  • Funcionamento de eletrodomésticos;
  • Abastecer escritórios e residências;
  • Calculadoras;

E acredite até mesmo grandes edificações, como prédios, hotéis inteiros podem ser abastecidos com energia renovável.

Perspectivas para o futuro da energia renovável

O esforço conjunto será o diferencial para que o mundo se “sustente” com novas fontes de energia, que possamos controlar ao máximo a contaminação, e efeitos nocivos para o nosso planeta.

Iniciativas como a da Apple que visa suprir o abastecimento da internet com fonte renováveis, seguida do Yahoo e facebook, devem servir de modelo a ser seguido, para que o mundo encontre o equilíbrio entre as fontes de energia, primárias e evolutivas.

E se olharmos para o futuro, tudo o que envolve a “exploração” de energia renovável, tende a produzir e incrementar muitas outras fontes econômicas mundiais, como por exemplo:

  • Grandes frentes de trabalho;
  • Intensas pesquisas;
  • Montantes em investimento;

E, é claro, meios de execução, que interfiram com efeitos quase que nulo na atmosfera, fauna, flora e meio ambiente!

energia renovavel para salvar o mundo

Talvez estes sejam desejos onde a utopia é que prevalece, mas de fato, o Homem deve acreditar na sua capacidade criativa para resolver a complexa questão da energia para o futuro?

Fontes de pesquisa:

brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes- renovaveis -energia.htm , acessado em 04 de Janeiro de 2017.

suapesquisa.com/energia/fontes_renovaveis.htm , acessado em 04 de Janeiro de 2017.

tecmundo.com.br/energia-limpa/46265-cientistas-utilizam-fezes-humanas-para-criar-energia.htm , acessado em 04 de Janeiro de 2017.

greenbras.com/energia-limpa-no-mundo/8-paises-que-se-destacam-na-geracao-de-energia-renovavel/ , acessado em 04 de Janeiro de 2017.

olhardigital.uol.com.br/video/energia-renovavel-economia-para-residencias-e-empresas/12056 , acessado em 05 de Janeiro de 2017.

Imagens Livres: pixabay.com/pt/fam%C3%ADlia-crian%C3%A7as-mulher-homem-591581/ , acessado em 05 de Janeiro de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *