Como economizar Energia Elétrica

Tempo de leitura: 7 minutos

Aprenda como economizar energia elétrica

Obtenha redução de despesas e auxilie o meio ambiente

Se você já é praticante do consumo sustentável, parabéns continuem assim! Mas se ainda desperdiça energia elétrica, o momento de modificar seu hábito é agora!

Acredite, é nas pequenas coisas que economizamos, mas que somadas a todas as outras economizadas pela sociedade, tornam-se grandes ações de sustentabilidade.

No artigo de hoje, vamos reforçar os velhos, mas sempre atuais conselhos sobre como economizar energia, e como você pode fazer a diferença com suas ações.

Atitudes simples, mas permanentes, reduzem consideravelmente o consumo de energia, adote a postura de economia, modificando os hábitos.

quais eletrodomesticos consomem mais energia

Atitude para um mundo sustentável

Faça um levantamento em cada ambiente de sua casa, onde há exagero no consumo de energia, e mãos a obra, desenvolva um plano de redução de energia.

Antes de tudo, confira a lista dos aparelhos que mais consomem energia, entre os eletrônicos temos:

** O campeão da lista dos eletrônicos é o computador, principalmente porque permanece conectado na tomada, que enquanto isso o desktop consome até 21w por hora;

** O querido de muitos o vídeo-game, consome 23w por hora;

** Aparelhos de som, que se você deixar ligado sempre na tomada, vai consumir 20% a mais do que se ficasse ligado uma hora por dia;

** Notebook consome muita energia quando está conectado na tomada, cerca de 20w por hora;

Os eletrodomésticos também são grandes vilões quando não utilizados com eficiência, confira:

**Cooktop consome até 68,66kWh por mês;

**Geladeiras de duas portas tipo frost-free, mensalmente chegam a consumir 56,88 kWh;

**Lavadora de louças, 30,86 kWh por mês;

**Geladeira simples com uma porta 25,2 kWh por mês;

**Forno elétrico convencional 15 kWh por mês;

**Micro-ondas chegam a consumir 13,98 kWh por mês;

**Ferro de passar roupas a vapor 7,2 kwh por mês;

**Máquina de lavar roupa 0,13 a 0,38 kWh em cada ciclo da máquina

Além disso, tenha muita atenção com chuveiro elétrico, pois ele é o aparelho que mais consome energia, chega a absorver 25% do consumo mensal de uma residência, da mesma forma de todos os outros que esquentam enquanto conectados na tomada, são fortes candidatos ao grande consumo.

chuveiro eletrico campeao de consumo de energia

Reduzindo o consumo de energia em casa

O seu plano precisa ser levado a sério, com dedicação você ganha! Seu bolso ganha! E o meio ambiente vai sorrir para você!

** Luz acesa sem necessidade jamais!

** Substitua definitivamente as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou Led, pois você terá mais durabilidade e muito menos consumo, estatisticamente ela gasta até 10 vezes menos que as outras lâmpadas;

** A luz diurna é de graça, aproveite ao máximo;

** Prefira pintar os ambientes internos com cores claras, a diferença é enorme;

** Quando sair de viagem prolongada desligue toda a energia de sua casa;

** Atenção as suas luminárias, globos e lâmpadas, mantenha-as limpas, para que a luz seja mais bem distribuída;

** Opte por colocar as mesas de estudo, leitura e desenho próximas as janelas;

Como poderá reduzir o consumo, com pequenos cuidados durante a utilização?

**Aparelhos de ar condicionado devem ser limpos frequentemente para o melhor funcionamento dos filtros;

** Regule a temperatura do ar condicionado;

** Secadora de roupas é somente para caso extremo, evite ao máximo;

** Na geladeira: troque regularmente à borracha de vedação e não forre as prateleiras internas, isso dificulta o fluxo de esfriamento;

** Sabe a luz vermelhinha que permanece acesa mesmo quando desligados os eletrônicos? Desligue e economize, o ideal é retirar da tomada os aparelhos;

** Máquinas de lavar roupas e ferro consomem muita energia, então acumule as roupas para utilizar o máximo de potência desses equipamentos;

Além disso, a preocupação dos fabricantes de eletrodomésticos e eletrônicos está em produzir produtos, com conhecimento prévio de consumo para que as informações sejam repassadas para o consumidor.

O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor estipulou o uso de etiquetas que identificam o consumo de cada produto, e estas foram convencionadas em letras.

etiqueta de identificação de consumo

Você já deve ter percebido esta etiqueta nos eletrodomésticos, certo?

A nomenclatura classifica em A como sendo o item de menos consumo de energia, e assim sucessivamente B, C, D e E, se há diferença no preço do produto? Sim, mas acredite em longo prazo, você só tem a ganhar.

Em alguns produtos com os fogões, forno a gás, lavadoras de roupas, refrigeradores e fornos de micro-ondas, é obrigatório a etiqueta estar fixada no eletrodoméstico.

Economize energia elétrica para somar as boas ações

Economizar energia é postura, atitude e que deve ser transformada em hábito, e não apenas em casa, mas no trabalho e em qualquer ambiente.

Uma boa dica é prestar atenção no dia a dia dos escritórios e indústrias, será que é necessário um plano ostensivo de sustentabilidade para que cada um caminhe com a consciência da necessidade de economizar energia?

No escritório, por exemplo, retire os aparelhos da tomada no fim do expediente, ligue o ar condicionado somente quando necessário e é claro apague as luzes sempre que possível.

Aprender a economizar deve ser tão importante como qualquer disciplina escolar, e não se espante se logo for incorporado no currículo escolar obrigatório o “consumo consciente”, então faça sua parte:

** Eduque e seja exemplo para as novas gerações;

** Convoque a família, a comunidade para economizarem energia elétrica juntos.

As indústrias automaticamente desenvolvem projetos de economia de energia, mas cada colaborador é um agente que faz parte do grande plano, e fiscalizar é item importante para o sucesso.

Opções de fontes de energia alternativa para as residências

O consumo de energia elétrica tende a aumentar, e mesmo com as ações para reduzir a fim de evitar a escassez, não serão suficientes, inclusive para um futuro muito próximo.

As opções de energia renovável são as ideais para o consumo residencial. Mas em que ritmo poderá alcançar bons níveis da produção da energia alternativa?

Especificamente para o Brasil, quais as perspectivas para utilização de fontes renováveis de energia? Como os painéis para captar energia solar, por exemplo.

** A energia solar ainda não é viável economicamente, pois os custos são altos;

Outros países possuem amplos programas de incentivo das placas de fotovoltaicas, colocadas em posição estratégica, normalmente nos telhados e que abastecem residenciais e hotéis inteiros.

As grandes ações para reduzir o consumo de energia

Ser persistente e determinado, utilizar todos os recursos naturais e também a energia elétrica é ser sapiente e prudente, pois não há garantias exatas de que a energia elétrica suportará a expectativa da demanda futura.

Os governos buscam também incrementar programas de racionalização de energia, entre eles temos:

** Horário de verão;

** Programa de Conscientização de energia elétrica, que consiste em palestras e seminários de orientação;

** Substituição de luminárias, a fim de modernizar o sistema de iluminação residencial e pública;

** Os edifícios administrativos passaram a serem desligados com 30 minutos de antecedência;

a luz dos edificios e desligada 30 minutos antes brasilia

E muitas outras ações, de ordem Federal, Estadual e Municipal.

Simultaneamente o mundo clama por economia de energia elétrica, e eu, você e todos os cidadãos, crianças e adultos devemos nos engajar nesta campanha!

Fontes de pesquisa:

https://economia.terra.com.br/veja-dicas-para-economizar-energia-eletrica-em-casa,b88c776f099ea410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html, acessado em 13 de Janeiro de 2017.

https://www.eletrobras.com/elb/natrilhadaenergia/economia-de-energia/main.asp?View={ECB4D0F0-5E30-40E1-88D0-734837FB58C2}, acessado em 13 de janeiro de 2017.

https://www.idec.org.br/, acessado em 13 de Janeiro de 2017.

Imagens livre: https://pixabay.com/, acessado em 13 de Janeiro de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *